Visitantes

sexta-feira, 20 de abril de 2012

Tityus bahiensis - acasalamento



Descrição:
A pesquisa busca detalhar cada movimento dos escorpiões e entender seu comportamento neste verdadeiro "jogo de sedução" que é o acasalamento. Cada espécie tem uma conduta diferente, umas injetam veneno, outras não; umas são mais demoradas, outras agem rapidamente.

Vídeo entitulado A corte do Tityus bahiensis - o escorpião-marrom, relata estudo feito pelo departamento de Zoologia da USP (IB USP), por Sabrina Outeda, Jorge Ricardo Pinto da Rocha, Humberto Y. Yamaguti, e traz em fases detalhadas, como é realizada a corte nessa espécie.


É um vídeo interessante de 4min, e como cita a descrição, auxilia bastante o estudo e entendimento reprodutivo dos aracnídeos. Vale a pena assistir.

Tityus bahiensis

Se distribuem pelos Estados BA, ES, GO, MT, MS, MG, PR, RJ, RG, SC e SP, além do Paraguai e Argentina. O tamanho destes indivíduos varia de 5,5 a 7 cm. Seu nome popular deriva da coloração marrom avermelhada que apresentam. O cefalotórax e o abdome são mais escuros, e as pernas e pedipalpos possuem manchas. Na cauda, o 4° e 5° segmentos são mais escuros que os demais.

Alimentação

O
Tityus bahiensis costuma se alimentar de baratas, grilos, tenébrios, aranhas, e até larvas de insetos.

Comportamento

Em geral não são tão agressivos, mas uma agressividade notável existe em femêas grávidas e principalmente quando carregam os filhotes nas costas. Quando perturbada, ela movimenta sua cauda sobre seu corpo, balançando-a, num gesto de alerta para predadores. Quando machos são perturbados eles, de início, fogem, mas se a perturbação persistir, ele não hesita em picar.

Veneno

O Seu veneno é neurotóxico, age sobre o sistema nervoso, mais precisamente no bulbo, muitas vezes levando o indivíduo, se nao tratado, ao óbito por paralisia respiratória. A esperança de vida de uma criança picada por um Tityus Bahiensis e de 2 horas. Em caso de uma criança gorda, 15 minutos. O tratamento inclui soro antiescorpiônico e soro antiaracnídico. Seu veneno só não é mais potente que o do Escorpião amarelo (
Tityus serrulatus) pois costuma inocular menos veneno. Ou seja, o veneno é praticamente o mesmo.




veja também:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aracno Hobby Brasil é um blog destinado a divulgar e repassar o conhecimento adquirido, seja por pesquisa ou prática.
Não comercializamos animais. Obrigado pela visita.