segunda-feira, 12 de julho de 2010

Vitalius sorocabae.



Vitalius sorocabae (Mello-Leitao 1923).


Trata-se de uma espécie bem comum no hobby brasileiro. Ideal para os iniciantes por reunir atributos como docilidade, resistência, fácil reprodução e grande longevidade.

De tamanho médio, a
tinge aproximadamente 15 cm,
possui a coloração marrom escura, quase negra, com cerdas levemente amareladas distribuídas ao longo do corpo sobretudo nas quelíceras. As fêmeas adultas possuem fortes marcações amarelas nas pernas gerando um lindo contraste com o fundo marrom / negro.


Fêmea Adulta de 4 anos.

Endêmica do interior do estado de São Paulo, h
abita áreas ecotonais, podendo ser encontrada em florestas de Mata Atlantica Semi Decidual estacional ou Cerrado . Trata-se de uma espécie sinantrópica, sendo facilmente encontrada em casas e sitios na região de Sorocaba, Itu, São Miguel Arcanjo e arredores.

Área de transição entre Floresta Estacional Semidecidual e Cerrado. (Sorocaba, SP)



Care sheet.



Habitos: Terrestre/Errante/ fossorial. Sobretudo fossorial, cava muito bem e constrói grandes galerias, eventualmente pode explorar o terrário.

Substrato: Terra vegetal misturada fibra de cocô. A quantidade de terra vegetal deve ser maior que a de fibra, possibilitando que a terra fique com "liga", já que trata-se de uma aranha de hábitos fossoriais. A profundidade do substrato deve ser de no minimo 15 cm para um individuo adulto.

Terrário: Utilizo para uma das minhas fêmeas um terrário de 40cm X 30cm X 30cm, essas medidas mostraram-se suficientes já que se trata de uma espécie que raramente explora o ambiente.

Temperamento: São conhecidas por serem geralmente calmas, no entanto, o temperamento varia muito de individuo para individuo.

Temperatura: A temperatura pode oscilar entre 20 a 28 graus.

Umidade: Em torno de 60 a 70%. Alguns criadores utilizam até 75%, no entanto suportam bem umidades mais baixas.

Reprodução: Fácil, em geral as fêmeas aceitam os machos com facilidade. As ootecas demoram aproximadamente 2 meses para serem postas e entre 1 a 2 meses para eclodirem. De uma ooteca normal eclodem aproximadamente 600 slings com torno de 0,4 mm. O crescimento dos slings é em geral lento se comparado com outros gêneros como Lasiodora ou Nhandu, no entanto mais veloz do que em espécies do mesmo gênero como Vitalius longisternalis ou Vitalius paranaensis.

Cópula.

Postura.
Eclosão.


Trata-se de uma espécie essencial em qualquer coleção.

[chel.jpg]postado por Theraphosidae

9 comentários:

  1. estou com um ling de vitalius sorocabae eu ganhei de um amigo... posso alimentala com besouro do amendoin ou larva do amendoin como devo proceder o terrario enquanto filhote ela tem 2,5 cm ... obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode sim, seria bom intercalar dando uns grilos tambem... Ele tem mais libgs de sorocabae??

      Excluir
  2. Eu Tenho uma vitalius sorocabae ela esta com mais ou menso 6Cm faz pouco tem que peguei ela faz uns 4 Dias ela comeu depois de 2 dias que chegou o cara que peguei ela falou que ela fazia pouco tempo que tinha feito o Ecdise,e Ontem ela fico quase o dia todo cavando e anoite ela comeu e depois entrou na toca e desde disso ela não saiu mais de la até agora isto foi aproximadamente umas 21:57 (Sexta-Feitra) e ate agora 13:03 (Sábado) ela não deu as caras pra fora do Buraco é Normal? o Terrario tem mais ou menos 60x30x45 coloquei alguns Infeites tipow Pedra trocnos e plantas Artificiais e Terra Vegetal e Fibra de Palmeira! Fiquei preoculpado me ajudem ai :D estou dando Tenebrios Molitor Medios para ela!

    ResponderExcluir
  3. Tenho alguns lings!! Tô vendendo!! Abraço!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa cara, tenho interesse em comprar. Como nos falamos?

      Excluir
    2. ainda tem? manda mail. kadux@ymail.com

      Excluir
    3. tem as lings manda mail marcos.msouza75@gmail.com

      Excluir
    4. Cara me chama gmail: gusaranha203@gmail.com e no no cel: 55 55991711538

      Excluir
  4. Ola pessoal tudo bem? alguém poderia me passar um contato, onde eu pudesse obter alguma tarantula ou caranguejeira? sempre tive o sonho de criar uma. Possuo um terrário de 30x45x45 Altura/Largura/Profundidade

    Este tamanho é considerado bom? ou terei que fazer um maior? Obrigado e abraços.

    ResponderExcluir

Aracno Hobby Brasil é um blog destinado a divulgar e repassar o conhecimento adquirido, seja por pesquisa ou prática.
Não comercializamos animais. Obrigado pela visita.